Afinal, o que muda para mim com o MDFe 3.0

 em notícias

Com tantas notícias e avisos, muitos estão desesperados para saber o que vai mudar com o “temido” MDFe 3.0. Então vamos tentar sintetizar ao máximo e explicar de forma simplificada.

Quando?

No dia 01 de outubro de 2017 entra em vigor o MDFe 3.0 afim de atender as exigências da Resolução ANTT nº 4799/2015.

O que muda?

SEGURO: Se você não tem seguro de carga, deverá contratar URGENTE um seguro RCTR-C, e se preocupar em averbar todos os CTes antes de emitir um MDFe. A Simp tem integração com as seguradoras para realizar este procedimento automaticamente.

CIOT: Se você trabalha com Terceiros, então deve gerar o CIOT para efetuar a pagamento dos Terceiros. O CIOT (Código Identificador de Operação de Terceiro) é gerado a partir de empresas homologadas pela ANTT, todas são obrigadas a fornecerem uma opção de gerar o CIOT gratuitamente, mas a maioria delas também tem opções pagas, ondem fornecem cartões dentre outras facilidades. A Simp tem integrações com as principais operadoras de CIOT para emissão rápida dentro do sistema.

Mais informações sobre o CIOT no site da ANTT.

VALE-PEDÁGIO: Se a sua modalidade não é o fracionado, então o embarcador deverá fornecer o vale-pedágio para o Motorista Terceiro na hora do embarque, é isso mesmo! O E-M-B-A-R-C-A-D-O-R!!! O seu cliente, em outras palavras. Sob a pena de multa de R$ 550,00 à R$ 10.500,00. Caso você trabalhe com a modalidade fracionada, então está dispensado da obrigatoriedade de informar o vale-pedágio no MDFe.

Mais informações sobre o Vale-Pedágio no site da ANTT.

E se eu não fizer nada disso?

Então você poderá receber muitas multas. Como todos os documentos são digitais, o SEFAZ junto com a ANTT e o ONE tem condições de aplicar multas apenas cruzando os dados, basta a emissão de CTe para receber multas por falta de dados. Por isso é importante ter um parceiro, que forneça um software adequado para cumprir com todas as legislações e ao mesmo tempo, simplificar o seu dia. Conte conosco! Clique aqui para conhecer nossos planos e valores.

Veja: Empresas são multadas por falta de MDF-e.

Recommended Posts

Deixe um comentário

faturasAverbacao